22 janeiro, 2014

Tool para Web Análise: free ou paga?

É dificíl pensar em Tools para Web Análise sem citar o GA. Mesmo que muita gente abomine o Google e suas ferramentas em razão de questões como privacidade e segurança de dados, é impossível ignorar o impacto que essa corporação e seus produtos geram na web e em praticamente todas as suas facetas.

 

BBB - Bom, bonito e barato

O grande boom do GA se deve obviamente ao fato de se tratar de uma tool para Web análise extremamente poderosa e gratuita. O fato de ser totalmente free populariozou seu uso e atraiu usuários de diferentes perfis (profissionais, empresas e curiosos) em todo o mundo.

A qualidade de suas funcionalidades pode ser tranquilamente equiparada com outras ferramentas pagas disponíveis no mercado como eTracker, Webtrekk, Webtrends entre outras. Além do mais, o GA oferece interface adaptada e suporte para aproximadamente 40 idiomas, o que contribui ainda mais para sua popularidade. Tudo isso leva a pensar se realmente vale à pena pagar pelo que se poderia obter de graça.

 

Por que pagar pelo que se pode obter de graça?

Para uma web tool gratuita, a frequência de suas atualizações também não deixa a desejar. O GA está sempre aperfeiçoando sua funcionalidade e lançando novas features, a fim de facilitar a vida de seus usuários e oferecer um maior leque de opções para coleta, análise e interpretação de dados.

 

2013 - Um ano de inovações, melhorias e novidades

2013 foi definitivamente um ano de inovações e melhorias marcantes para o Google e seus usuários. Só para citar algumas das novidades que já fazem parte da rotina da web análise com GA, fiz uma pequena listinha das novidades da tool que rolaram em 2013:

 

  • Upgrade da versão clássica para a versão Universal Analytics
  • Integração de vídeos tutoriais na interface do GA
  • ABC-Report: inovação na maneira de compreeder o Customer Journey de seus clientes e visitantes
  • Relatório de informações demográficas: segmentação de dados por sexo, idade e interesses dos visitantes
  • Alteração e inovação da interface de segmentos avançados e suas possibilidades de configuração
  • Management API para administrar APIs direto no GA.
  • Auto-Event Tracking com a ajuda do Google Tag Manager
  • integração do Google Play ao GA
  • novas funcionalidades para versão premium (paga): BigQuery, SLA – Service Level Agreement e DobleClcik Campaign Manager
  • Digital Analytics Fundamentals: primeiro curso oficial para se familiarizar com as funcionalidades da tool (com direito a certificado!)

Digital Analytics Fundamentals
Digital Analytics Fundamentals – Fernanda Suguino

 

  • Google Analytics 2014: Google Analytics Platform Principles – segundo curso oficial gratuito oferecido pela Google Academy sobre os fundamentos técnicos da plataforma GA (também oferece certificado)

 

Google Analytics Platform Principles
Google Analytics Platform Principles – Fernanda Suguino

 

E vem mais promessas por aí. O tracking está se tornando mais preciso e superando as limitações de ser um SaaS – Software as a Service baseado em page tag.

Tag Manager, Customer Jorney, APIs, BigQuery, page tag? Ficou boiando?

Consulte Google Analytics - Glossários úteis ou aguarde os próximos posts.

 

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